Desligar o aquecimento do seu chuveiro pode não parecer muito atraente. Mas tomar banho gelado diariamente é uma prática que trará benefícios reais à sua saúde. Confira:

1. Melhora a circulação sanguínea

A água gelada aumenta o fluxo de sangue no corpo, irrigando melhor os órgãos. Isso é benéfico ao sistema cardiovascular e pode ajudar a controlar a pressão arterial, além de deixar suas artérias e veias mais fortes. O cérebro também vai funcionar melhor e te manter alerta por mais tempo.

2. É um agente antidepressivo

Um estudo de 2008 já sugeriu que a depressão pode ser causada por um estilo de vida que carece de estressores fisiológicos, como breves mudanças da temperatura do corpo. Uma evidência é que a exposição ao frio ativa o sistema nervoso simpático e ajuda a liberar noradrenalina, uma substância química que, comprovadamente, reduz a depressão.

3. É bom para a pele e cabelo

Água quente tende a ressecar tudo, enquanto a água fria a deixa as células mais firmes e tonificadas. O resultado é a aparência menos “enrugada”.

4. Melhora o desempenho atlético

Um estudo recente  publicado no American Journal of Physiology descobriu que atletas que recorrem à imersão em água fria após se exercitarem ficam mais resistentes em treinos subsequentes. Outro estudo do Journal of Sports Science and Medicine descobriu que a imersão em água fria também ajuda na recuperação do atleta, se administrada logo após o exercício.

5. Aumenta a força mental

Quem nunca prolongou um banho apenas pelo simples prazer de sentir a água quente caindo no corpo? Acontece que, quanto mais você submeter seu organismo a agentes estressores, mais se tornará tolerante a perturbações futuras, de qualquer natureza. Em outras palavras, você pode ficar mais durão ao acostumar-se com duchas frias diariamente – e isso é excelente!

Leave a Reply